domingo, 29 de janeiro de 2012

Equação do Namoro na Vida Cristã!

 
 
Em Mt 22.35 a 40, vemos que Deus valoriza os relacionamentos. Ele chega a resumir a Lei e os mandamentos em dois níveis de relacionamentos. e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou- o, dizendo:Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
 
O Senhor está trazendo para nossa geração uma mudança de mentalidade em relação aos relacionamentos. Deus não está interessado em restringir e cercear nossos prazeres. Mas, se quisermos trilhar o caminho de Deus, precisamos compreender claramente onde está a porta de entrada, que é o amor. 
 
Amar é escolher o melhor para o outro. O conceito correto do amor para o casamento é querer encontrar alguém para fazê-lo feliz. Quando você se casa pensando em alguém que irá fazê-lo feliz, você está se casando baseado no “amor” egoísta.
 
Vejamos a equação de Deus: 
 
1. Se você se sente incompleto e acha que o casamento preencherá o seu vazio, a sua equação para o casamento será esta: ½ X 1 = ½. 
 
2. Se você e seu noivo (a) se sentem vazios e insatisfeitos e creem que o casamento mudará isso, a sua equação será esta: ½ X ½ = ¼. 
 
3. Se os dois são duas pessoas saudáveis e estão entrando no casamento para abençoar um ao outro, então a equação será: 1 X 1 = 1.
 
Depois de Deus, o seu encontro com o sexo oposto já foi, é, ou será um dos acontecimentos mais marcantes da sua vida. 
 
Segundo estatísticas sobre casamentos, no Brasil 26% e nos EUA 70% dos casais se divorciam nos 10 primeiros anos. A Bíblia diz que é pelos frutos que se conhece uma árvore. Esses dados nos levam a uma conclusão: se os frutos estão podres é porque, na verdade, a árvore está podre. 
 
No meio desse conceito, encontraremos outro pensamento que não é a vontade de Deus: “O namoro cristão”. Ele é apenas um ajuste do namoro mundano. O seu final é tão trágico e até pior do que o namoro mundano, pois muitos deles terminarão com uma gravidez indesejada. 
 
É necessário que se entenda que tanto a fornicação quanto a santidade são caminhos que devem ser tomados e não apenas linhas divisórias que colocamos como limites para os relacionamentos.
 
 
Precisamos avaliar: será que haveria alguma outra maneira, que não o namoro, de nos envolvermos romanticamente num relacionamento que leve ao casamento? Será que Deus nos reserva algo assim?
 
Gostaria de falar sobre a sabedoria do amor. A Bíblia diz, em Fl 1:9-10: “E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo”.
 
Existe uma paráfrase que diz: “Aprenda a amar apropriadamente. Você precisa usar a cabeça e testar seus sentimentos, para que seu amor seja sincero e inteligente e não um sentimento exagerado.” É por causa das paixões exageradas que não existe inteligência funcionando para avaliar.
 
A Bíblia diz que, de tudo o que se deve guardar, o mais precioso é o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

No mundo, o namoro é um relacionamento de curto prazo, que visa somente à auto-satisfação, ou seja, o que importa é satisfazer os próprios desejos.

Eu lhe pergunto: será que a base do amor é fazer sexo com uma mulher, mesmo sabendo que irá ferir o seu coração e atrapalhando o relacionamento dela com Deus? Será que uma moça que se envolve com um rapaz apenas até o momento em que encontra um melhor também foi movida pelo amor? O amor inteligente vê lá na frente. 

Além de glorificar a Deus no relacionamento, o amor consiste em servir e abençoar a pessoa amada. Quando descansamos no Senhor, podemos ter a alegria de desfrutar do tempo que Deus reservou pra cada um estar solteiro. Há tempo pra tudo na vida. 

Para nós, santidade é muito mais do que não transar. A santidade deve fazer parte da sua mente, do seu coração, dos seus pensamentos e das suas atitudes. 

Às vezes, nos preocupamos com a pressão dos amigos e das pessoas em ter que namorar. Mas quero lhe falar uma coisa. No dia do juízo, não é às pessoas que você terá que dar satisfação sobre quem arrebentou, com seus relacionamentos de curto prazo. 
 

Um comentário:

  1. ohhh.._ _ _ _stico, 100% esse texto véio, bah! assim imprime ele e vamos falar sobre isso. Tnho umas ideias pra te colocar.. abraço.

    tu tah love né?

    gustavo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...