domingo, 11 de março de 2012

Falso Moralismo



Não é difícil procurarmos em meio as noticias pessoas que se dizem cristãs envolvidas em diversas "maracutaias" mundanas. São pessoas que se denominam "servos", "apóstolos" e até "amigos" de Deus, mas fazem coisas que são totalmente o inverso de alguém que possui a santa presença de Deus em sua vida. São roubos, mentiras, traições e armações contra até mesmo lideranças dentro das igrejas. Pessoas que se intitulam lideres, mas que na verdade só assim fazem para benefícios próprios. Pessoas que um dia conheceram a Deus, mas deixaram seu coração se perverter as coisas do mundo. Saul foi um desses, foi usado e escolhido por Deus. Porém, Saul deixou seu coração se encher de coisas perversas e procurar a morte de pessoas escolhidas e ungidas por Deus, como por exemplo Davi.

Não maquines o mal contra o teu próximo, pois habita junto de ti confiadamente. Jamais pleiteies com alguém sem razão, se te não houver feito mal. 
(Salmos 3:29-30) 

Davi não havia feito nada de mau para Saul, mas este mesmo sabia que Davi era o homem que Deus havia escolhido para substituí-lo e este consumido pelo seu orgulho e espirito dominador tentou perseguiu Davi a ponto de querer tirar-lhe a vida. Saul foi "todos os seus dias inimigo de Davi" (18:29). Duas vezes Saul tentou ferir a Davi com sua lança (18:11; 19:10). Ele tentou fazer com que os filisteus matassem-no na batalha (18:17, 25). Ele planejou capturar Davi quando esse deixasse a sua casa, executando-o em seguida (19:11-17). Davi escapou de Saul e então se escondeu nas florestas e cavernas (19:18ss.). Mesmo então Saul perseguiu a Davi, e tentou matá-lo. Tão grande era o ódio de Saul que qualquer um que parecesse favorecer a Davi era suspeito. Assim, Saul ordenou que Doegue, o edomeu, matasse 85 sacerdotes e suas famílias em Nobe (22:17-19), e Saul tentou até mesmo tirar a vida de Jônatas (20:33). Jônatas implorou a seu pai por Davi (19:4-7), e Davi por duas vezes poupou a vida de Saul (cap. 24, 26), mas após uma breve pausa Saul retomou seus esforços para assassinar Davi.


Saul viveu e morreu odiando a Davi, o homem segundo o coração de Deus. Lemos em 1 João 3:15: "Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele." Um dos últimos atos de Saul foi consultar uma feiticeira (1Sm. 28), algo proibido na lei de Deus (Dt. 18:14). Ele saiu desse mundo através de suicídio, como Aitofel, Zimri e Judas Iscariotes, com o julgamento de Deus sobre ele (1 Crônicas 10:13).


Mas Deus "não lhe mudou o coração em outro," fazendo de Saul "outro homem" através disso (1Sm. 10:6, 9)? Sim, mas "outro coração" é diferente de "novo coração." Aqueles a quem Deus dá um novo coração, ele faz com que andem em seus estatutos e guardem os seus juízos (Ez. 36:26-27). Saul não guardou os estatutos de Deus. Assim, ele nunca recebeu um novo coração. Deus deu outro coração a Saul, com o objetivo de equipá-lo para governar em seu ofício como rei. Saul começou a vida como um mero cidadão israelita, mas com o Espírito sobre ele profetizou (1Sm. 10:6-13) e foi capacitado para conduzir um exército à vitória, consolidando assim o seu reino (11:6-15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...