quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Oração: Use Sem Limites



“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens” 1 Timóteo 2:1

Durante muito tempo pensei que oração e intercessão fossem a mesma coisa. Porém na verdade não são! Na epístola a Timóteo, Paulo menciona diversas formas de oração, uma delas é a intercessão.

Interceder significa literalmente “interpor-se, colocar-se entre”.

O intercessor é aquele que se coloca entre Deus e os que merecem sua justa ira e castigo. O intercessor levanta suas mãos a Deus e diz: “Deus, estas pessoas merecem seu juízo; tu tens todos direito de feri-las; mas se a ferires, terás de ferir a mim primeiro, pois me coloquei entre Ti e eles”.

Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa, como se fosse a sua. É estar entre Deus e as pessoas, a favor delas, tomando seu lugar e sentindo suas dores e necessidade de tal maneira que luta em oração até ver a vitória na vida daquele por quem intercede. A mais simples definição é: "Orai uns pelos outros" Tiago 5:16.

A Bíblia ela está cheia de exemplos:

- Abraão suplicou por Ló e este foi livrado da destruição de Sodoma e Gomorra ;

- Moisés intercedeu por Israel apóstata e foi ouvido (Nm 14:13-20; Ex 32:11-14; Nm 11:2; 12:13; 21:7; 27:5);

- Sansão, arrependido pediu uma última oportunidade... (Jz 16:21-30);

- Samuel orou constantemente pela nação (1 Sm 12:23);

- Elias orou por seca e chuva (1 Rs 18:21-26; Tg 5:16-18);

- Daniel orou pela libertação do seu povo do cativeiro na Babilônia (Dn 9:2-23);

- Jesus intercedeu por Seus discípulos e fez especial por Pedro (Lc 22:31-32);

- Paulo é exemplo de constante intercessão. Toda a Igreja é chamada ao fascinante ministério da intercessão.

O intercessor é o que vai a Deus não por causa de si mesmo, mas por causa dos outros. Ele se coloca numa posição de sacerdote, entre Deus e o homem, para pleitear a sua causa.

Intercessão é dar à luz no reino do espírito às promessas e propósitos de Deus. É uma oração para que à vontade de Deus seja feita na vida de outros; é descobrir o que está no coração de Deus e orar para que isso se manifeste.

Deus tem levantado em nossos dias um verdadeiro exército de intercessores. Ele está para trazer a Terra o maior derramamento do Espírito já testemunhado. Para tanto, Seu Espírito traz ao Corpo de Cristo um peso de intercessão, pois a oração intercessória é a ferramenta usada por Ele para manifestar na vida dos homens Seus poderosos feitos.

Interceder é ver a necessidade da intervenção de Deus nas mais diversas situações. É captar a mente de Cristo, de modo a ver as circunstâncias como Cristo às vê, e unir-se a Ele em súplica para que Deus se mova de tal maneira que Sua vontade e propósito Divinos sejam cumpridos nas vidas dos homens e das nações.

“Jesus não esta orando por nós; Ele está intercedendo por nós para que nós possamos orar. Nossas orações em Nome de Jesus, são apenas a extensão da obra intercessora de Cristo. Jesus mediou o Homem e Deus e também mediou o Homem e o diabo.” Dutch Sheets (Veja I Timóteo 2:5).

Orar significa literalmente: “comunicar”, da mesma raiz que “oratória”.

A definição mais simples que tenho para oração é conversar com Deus, falar com Ele semelhante à forma como podemos conversar com qualquer outra pessoa. Porém essa definição é um tanto limitada, orar é muito mais do que isso. Orar é rasgar o coração na presença de Deus, orar é um exercício de fé, orar é tocar o coração de Deus com palavras, pensamentos e sentimentos. Orar é beijar a face de Deus!

Orar é unir o pensamento do homem na terra com a vontade de Deus no céu e expressa-la através de palavras ou gemidos inexprimíveis.

Existem princípios que regem a oração, descobrir esses princípios e aplica-los em nossa vida diária determinará nossa maior eficiência no ministério da oração. “O poder da oração não reside no quanto oramos, mas no quanto nossas orações estão alinhadas com os princípios da oração.” Watchman Nee.

Existe uma relação entre oração e justiça, sabemos que Deus jamais faz algo contrário a sua vontade. Porém muitas vezes à vontade de Deus é abrir-nos portas, mas Ele insiste em esperar que oremos para só depois agir. É como se Ele esperasse por nós reconhecermos que precisamos Dele, que não somos capasses sozinhos e só depois de nos humilharmos em oração, Ele estende a sua mão e abre-nos as portas que tanto precisamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...