terça-feira, 1 de maio de 2012

Temor



Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus? (Deuteronômio 10.12a)

O destaque desse texto vai para o temor. Temor é uma palavra que está meio fora de moda, muita gente nem sabe o que é. Houve um tempo em que se alguém perguntasse o que é temor, qualquer pessoa podia dizer na hora que é o sentimento que se tem pelos pais. Afinal, medo é uma coisa geralmente ruim, provocado por algo que não é bom. Mas temor é algo mais “delicado”, aquela sensação de respeito e reverência que sentimos pelos pais. Sim, sabemos que eles nos amam, mas também que eles vão nos corrigir se errarmos. Então é melhor não errar!

Deus não exige, Ele pede. Não é uma ameaça, é um pedido. Temor não é algo difícil, basta lembrar quem Deus é. Ele é amor, mas não é conivente com nossos erros. O texto acima fala com o povo que havia visto do que o Senhor era capaz, afinal, todos presenciaram as pragas contra o Egito. Deus venceu a nação mais poderosa da época, imagine o que Ele não poderia fazer com um bando de pastores e agricultores. Sim, temor é algo que faz parte da relação com Deus, pois nos ajuda a lembrar quem Deus é e quem nós somos.

Como eu vejo Deus: como alguém que merece ser temido e a quem eu desagrado com meu pecado, ou é o meu ‘camarada’, e se eu pecar, ‘não dá nada’ ? 

(Pr. Jarbas Aragão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...