quarta-feira, 30 de maio de 2012

Reinos Distintos




O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém!  (Gálatas 1:4-5)


Dois reinos, mas mundos distintos! Eles são totalmente opostos. Um é o império do maligno, o outro é o império de santidade. Um é saro, falso e apenas um show. O outro é real.

Cristo morreu para nos libertar deste terrível mundo atual (Gl 1.4). "O grande propósito da missão de nosso Senhor era de nos libertar deste mundo de tentações, perigos seus futuros julgamentos; e aqueles que estão no mundo, mas não são do mundo, são com viajantes no topo de uma montanha, ou Moisés sobre Pisga, eles relacionam as coisas; comparam o deserto com a terra prometida, o terrível mundo atual com o tempo vindouro de glória, e na verdade já têm um antegozo de tempo futuro, e adquirem um desgosto do tempo presente" (Pierson, 1910).

Somos crucificados para o mundo e o mundo crucificado para nós (Gl 6.14). A cruz é a nossa glória. É uma tolice completa para um cristão dar os melhores anos de sua vida para realizações terrenas, e depois dar o final desgastado de uma carreita ao Senhor. Thomas H. Gill disse bem:

EU não daria ao mundo meu coração, e depois professar Seu amor; Eu não permitiria que minhas forças se esvanecessem, e depois fazer a sua obra. Eu não teria um elo imediato, para as incumbências deste mundo; E então trabalhar para as coisas celestiais devagar e com pés desgastados. Oh, escolha-me em seus melhores dias, Faça parte de meus melhores momentos! Para ti a glória de minha juventude, a totalidade de meu coração.
Não podemos ser conformados com o mundo. Quando os fuzileiros navais são treinados, o objetivo e destruir sua personalidade civil com pensamentos e comportamento padrão, e reconstitui-los na forma de fuzileiro naval. Da mesma maneira, Deus quer que lancemos fora nossos pensamentos e estilo de vida mundanos e refazer em nós a imagem do Senhor Jesus.

O mundo passa e sua concupiscência. Viver por esta sobra transitória é como arrumar cadeiras no deck do Titanic, ou rejeitar os quadros de aviso de um edifício em chamas. Donald Grey disse: " Não devemos nos interessar pelo mundo, pro sua civilização condenada, sentenciada a ser destruída pelo Senhor que crucificou. Os principais ideais e métodos de nossa vida não podem se misturar com aqueles que no mundo sem serem adulterados ou contaminados".


Que possamos ser recusantes das coisas do mundo, e completos personagens da obra de Cristo. Não há meios de viver com ele, não há meio de se dizer Cristão sem recusar as coisas que o mundo carnal oferece e ainda também não há Cristianismo sem a pregação do evangelho por aqueles que se dizem conhecedores da verdade. E isso não esta cabível somente ao Pastor da igreja. A pregação da verdade a todos os que ainda vivem condenados é compromisso de todos que JÁ CONHECEM A ELE. Somente seremos fortes e venceremos nossas fraquezas se nos nutrirmos da palavra e principalmente; Da obra da qual ele nos incumbiu a fazer nas ás nações.

Deus te abençoe.

Nota: Parte deste post foi retirado do livro " No mundo, mas não do mundo" de William MacDonald.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Vencendo o Pecado




"Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça." (Isaías 59.2)


O pecado nos afasta de Deus. A nossa carne é fraca, e na juventude, onde os hormônios estão em “pleno vapor” é muito difícil resistir ao sexo ilícito.
Na idade adulta, descobrimos que ainda temos alguns pecados da carne difíceis de resistir. Muitos são motivados por causa de nosso “gênio”.

Em Gl 5.19 a Bíblia traz um relação deles, que são classificados em 4 grupos:

  • Sexuais – pornografia, adultérios, sexo antes do casamento e impuro como a masturbação. São os vícios;
  • Adoração a outros deuses – idolatria, outra religiões que não seguem a bíblia. São motivados pela tradição;
  • Emocionais – ódio, brigas, ciúmes, raiva um do outro, invejas. São provenientes do “gênio forte”. Esse tipo de pessoa, tende a pecar mais nessa área;
  • Imorais – festas, bebedeiras e até mesmo roda de escárnio. São frutos de uma vida desregrada, normalmente desde a infância.

A Bíblia nos assusta, dizendo que os praticantes desses pecados não vão pro céu.

Mas quero que saiba que com Deus, é possível resistir. A Bíblia diz que não há tentação que não possa resistir (I Co 10.13).

Mas porque muitos não conseguem se livrar do vício; do gênio forte que o faz ser agressivo; da tradição – preocupados com os parentes e a sociedade; e não consegue ter uma vida nos padrões cristãos – regrada?

Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas que pecou praticando sexo ilícito - um sexo fora do casamento. Davi era um adorador e apaixonado por Deus, mas era feito de carne como nós. Quando os olhos se abriram para o pecado através do amigo e profeta Natã, Davi arrependeu-se, jejuou, e se prostou sete dias (o número de Deus), até o dia em que perdeu seu filho. Ele largou todos os seus afazeres e buscou a Deus.  

É tempo de fazer como Davi, largar tudo para simplesmente ter tempo com Deus.


Gostaria de mostrar um "mecanismo" que todos nos temos. Esse mecanismo pode lhe ajudar a "matar" a vontade da carne e a resistir as tentações.

O homem é feito de corpo, alma e espírito. O corpo é o nosso meio de comunicação com o mundo. Através dele enxergamos, cheiramos e sentimos as tentações.  O espírito é a nossa ligação com Deus. A Bíblia diz que nosso espírito está ligado com o Espírito de Deus (I Co2.11-12), e a nossa alma é quem direciona nosso corpo e nosso espírito. A alma - também conhecida em grego como psique, é o centro de nossas emoções e vontades. É ela que nos faz buscar mais a Deus ou as coisas do mundo. É preciso deixar que a alma, gerencie seu ser. Estamos sempre numa batalha entre a carne e Deus. Se direcionarmos o espírito a buscar Deus, o espírito estará mais forte e influenciará a alma, que como "gerente", vai controlar a carne; porém se a carne for mais alimentada com as coisas do mundo, estará mais forte  e conduzirá todo o  ser para longe de Deus.

A Bíblia diz que se estivermos cheios do Espírito Santo, mataremos a vontade da carne:


"...Vivei no Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne! Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis. Contudo se sois guiados pelo Espírito, já não estais subjulgado pela Lei"  (Entenda Lei, como algo que classifica  o que é pecado ou não, portanto capaz de condenar o pecado) - Gl 5.16-18 - King James


Se for cheio do Espírito Santo, a carne não será alimentada e portanto não terá forças para conduzir o teu ser ao pecado.  Busque a Deus com toda a intensidade. Clame pelo seu Espírito, e será liberto desse desejo da carne!


Mas você pode estar pensando: - eu tenho buscado a Deus constantemente, estou sempre nos cultos e sempre oro, porque então essas coisas acontecem comigo?

Alguns gestos religiosos nossos, são somente gestos religiosos. Acredito que Davi buscava a Deus quando caiu em pecado com Bete-Seba. Viver no Espírito é se embriagar Dele! É como tomar água. Você pode encher um copo d’água, mas isso não significa que ele entrará em você. Você pode lavar a mão com a água, pode lavar um carro, pode tomar banho e até mergulhar numa piscina, mas é preciso engolir para que a água entre dentro de você e sacie a sede. Somente será embriago se beber muita água (símbolo do Espírito Santo).


Se embriagar não é só:

  • Orar como se fosse uma reza, é algo pessoal entre você e Deus, sentindo a presença Dele - Mt 6.6-7;

  • Cantar como se fosse músicas evangélicas, é adorar em espírio e em verdade (Jo 4);

  • Não é só ler a Bíblia, mas é entendê-la, é ruminá-la (Js 1.8);

  • Não é só trabalhar na Igreja, para que as pessoas vejam, é fazer a obra porque ama Jesus e o próximo. É fazer a obra nos bastidores como as professoras do Ministério Infantil, os que limpam, e consertam as coisas da Igreja, os que intercedem sem ninguém ver;

  • É ofertar com alegria e de coração pensando em ajudar os necessitados da Igreja e não para ter 100 vezes mais;

  • É respeitar a autoridade, para ter o respeito e autoridade de Deus.


Vamos praticar!

PR. Ronaldo Calil

terça-feira, 1 de maio de 2012

Temor



Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus? (Deuteronômio 10.12a)

O destaque desse texto vai para o temor. Temor é uma palavra que está meio fora de moda, muita gente nem sabe o que é. Houve um tempo em que se alguém perguntasse o que é temor, qualquer pessoa podia dizer na hora que é o sentimento que se tem pelos pais. Afinal, medo é uma coisa geralmente ruim, provocado por algo que não é bom. Mas temor é algo mais “delicado”, aquela sensação de respeito e reverência que sentimos pelos pais. Sim, sabemos que eles nos amam, mas também que eles vão nos corrigir se errarmos. Então é melhor não errar!

Deus não exige, Ele pede. Não é uma ameaça, é um pedido. Temor não é algo difícil, basta lembrar quem Deus é. Ele é amor, mas não é conivente com nossos erros. O texto acima fala com o povo que havia visto do que o Senhor era capaz, afinal, todos presenciaram as pragas contra o Egito. Deus venceu a nação mais poderosa da época, imagine o que Ele não poderia fazer com um bando de pastores e agricultores. Sim, temor é algo que faz parte da relação com Deus, pois nos ajuda a lembrar quem Deus é e quem nós somos.

Como eu vejo Deus: como alguém que merece ser temido e a quem eu desagrado com meu pecado, ou é o meu ‘camarada’, e se eu pecar, ‘não dá nada’ ? 

(Pr. Jarbas Aragão)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...